A Física dos Furacões



O Furacão é um dos fenômenos metereológicos mais incríveis da natureza.
Eles se formam sobre os mares com a ajuda de ventos que sopram em direções opostas, alta umidade e em águas cuja temperatura ultrapasse aos 27ºC. As águas mais quentes sofrem maior processo de evaporação, as correntes acendentes desse processo formam as nuvens cumulus nimbus que em movimento giratório geram uma zona de baixa pressão que intensifica o fenômeno.


Num primeiro estágio temos como dito acima a formação de uma zona de baixa pressão chamada de Depressão Tropical onde os ventos podem alcançar a velocidade de 50km/h apartir dai temos o que pode ser chamado de Tempestade Tropical com ventos que chegam a 119 km/h. Podemos dizer que o furacao se forma de fato após esse valor de velocidade.
Veja abaixo as categoria de furacões associados a sua velocidade.


Tempestades no Atlântico

Estamos a 30 dias acompanhando o acontecimento atipico de 13 tempestades tropicais no Atlântico.
Ilhas do Caribe, Porto Rico, Cuba, Sul da Flórida e o Golfo do México estão sofrendo a ação de furacões de categorias 3, 4 e 5. Sabe-se que essa temporada de tempestades é típica desse período do ano, porém a quantidade e a intensidade têm sido fora do normal, como já foi dito as condições de temperatura das águas ligadas a outros fatores climáticos tornam o Atlântico um berço de furacões nesse período, porém o fato das águas nessa região estarem com temperaturas de 0,7º a 1,0ºC acima do normal potencializa o poder de destruição dessas tempestades.

Nomes dos Furacões

.Desde o final do século XVIII os furacões têm sido batizados com nomes. Segundo a Organização Metereologica Mundial, agência da ONU baseada em Genebra, na Suíça "Um nome facilita o trabalho da imprensa, reforça o impacto das advertências e ajuda na preparação das populações"

Durante a Segunda Guerra Mundial, os marinheiros americanos começaram a batizar os ciclones com os nomes de suas mulheres ou namoradas.
Em 1953, o Escritório Metereológico americano começou também a usar nomes de mulheres, mas, nos anos 1970, as feministas protestaram contra esta associação com um fenômeno devastador.
Em 1979, foi estabelecida a paridade, com uma alternância de nomes próprios femininos e masculinos.


Comentários